Orientações Gerais

MODALIDADES

Há duas modalidades de participação no evento: como autor/apresentador de trabalho e como ouvinte.

A participação como autor/apresentador de trabalho é obrigatória para todos os bolsistas dos programas stricto sensu e de iniciação científica e tecnológica das Instituições participantes.

A participação como ouvinte é voluntária e poderá ser realizada em qualquer uma das salas virtuais destinadas à apresentação dos trabalhos inscritos.

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

A inscrição de trabalhos é gratuita e poderá ser realizada em três formatos: resumo, resumo expandido ou resumo com arquivo (trabalho completo), conforme modelo disponibilizado pela Comissão Organizadora.

Na opção resumo, o texto deve ser inserido diretamente no sistema do Portal de Eventos, escolhendo para isso a opção Cadastro do Trabalho > Resumo. O texto deverá ter de 500 a 2500 caracteres, considerando os espaços.

O resumo expandido também deve ser inserido diretamente no sistema do Portal de Eventos, escolhendo para isso a opção Cadastro do Trabalho > Res. Expandido. Como conteúdo, deve conter os itens: Título, Palavras-chave, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências, respeitando o número mínimo e máximo de caracteres, sendo que o total de caracteres considera os espaços:

  • Palavras-chave (3 a 5 palavras)
  • Introdução (600 a 1000 caracteres)
  • Objetivo (100 a 400 caracteres)
  • Material e Métodos (400 a 1000 caracteres)
  • Resultados e Discussão (600 a 1000 caracteres)
  • Conclusão (200 a 500 caracteres)
  • Referências (100 a 1000 caracteres)

Tabelas, figuras e outros elementos gráficos não podem ser incluídos.

Já para o formato resumo com arquivo (trabalho completo), deve-se utilizar o modelo em Word disponibilizado no ícone ao lado, observando as informações para formatação contidas no próprio documento. Nesse formato, é possível a inserção de gráficos e outros elementos para ilustração do trabalho. Após finalizado, o arquivo deve ser anexado à opção Cadastro do Trabalho > Resumo c/ arquivo, no Portal de Eventos.

A inscrição é realizada em duas etapas. Na primeira, todos os autores devem preencher o cadastro para criação de uma conta no Portal de Eventos. Na segunda, o responsável pelo trabalho deve efetuar a submissão do arquivo.

Para realizar o cadastro de autor clique aqui.

Se você já possui cadastro no Portal de Eventos, clique aqui para submeter o seu trabalho. Atente-se para o formato correto escolhido para o envio do trabalho.

Importante: TODOS os autores do trabalho devem realizar o cadastro de autor. Por isso, antes de iniciar o processo de envio, certifique-se de que todos estejam cadastrados. Caso contrário, os autores não serão vinculados. Lembramos que o sistema permite até 10 autores em cada trabalho.

Os trabalhos devem ser inscritos especificamente nas categorias Iniciação Científica (no caso de alunos de graduação vinculados a projetos de pesquisa) ou Pós-graduação (para trabalhos dos alunos vinculados aos programas stricto sensu).

 

Modelo do trabalho completo

Modelo

Clique no ícone acima para download do modelo

 

Tutoriais

Tutorial Cadastro

Tutorial de cadastro no sistema. Clique no ícone acima.

 

Tutorial envio de trabalho

Tutorial para envio de trabalho. Clique no ícone acima.

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO

  1. Acesse o Portal de Eventos para inscrição aqui. Se você já possui cadastro, vá para o passo 5.
  2. Clique em Criar nova conta (canto superior direito da tela).
  3. Insira os dados solicitados e conclua o registro.
  4. Acesse seu e-mail para confirmar o cadastro.
  5. Faça login no ambiente para realizar a inscrição no evento.
  6. Antes de enviar o trabalho, certifique-se que todos os autores estão inscritos.
  7. Após o envio do trabalho não é possível realizar a alteração.

Clique aqui para acessar o tutorial de cadastro no sistema.

Clique aqui para acessar o tutorial para inscrição no Seminário e envio de trabalho.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As apresentações serão realizadas no formato de comunicação oral, devendo ser proferida preferencialmente pelo bolsista durante a explanação virtual por meio do aplicativo Microsoft Teams. Uma banca composta por docentes dos programas stricto sensu e convidados fará a avaliação das apresentações.

Os apresentadores terão 15 minutos para realizar a explanação do trabalho e mais 5 minutos para debate.

Os horários de apresentação e os links das salas virtuais serão definidos somente após o fechamento das inscrições e divulgados em Ensalamento no site do Evento.

Apenas os trabalhos aprovados após a apresentação serão publicados nos anais do evento e terão direito ao certificado de participação.

PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE

A apresentação dos trabalhos será aberta para ouvintes.

Para receber o certificado é necessário fazer a inscrição, assistir as apresentações e fazer interações durante o debate, realizando questionamentos se possível.

A inscrição para a participação como ouvinte será liberada apenas durante os dias do evento e deverá ser feita no link https://eventos.pgsskroton.com/eventos/22.

A lista de presença será disponibilizada pelos monitores somente durante o período das apresentações.

Importante!

Importante:

O evento acontecerá simultaneamente para os alunos inscritos de todas as unidades.

Selecione corretamente sua instituição de vínculo para garantir que sua inscrição seja direcionada para a unidade adequada.